Tudo pronto para o Dakar 2012…

A mítica prova de todo-o-terreno arranca amanhã, domingo, e uma das novidades em 2012 é o ponto de chegada, situado em Lima, no Perú.

Tudo preparado para 33.ª edição do Dakar, a mais afamada e, possivelmente, importante prova de todo-o-terreno do Mundo.  Desde 1979, a prova já mudou de continente e já não passa por Dakar, no continente africano, mas continua ainda a despertar grandes emoções entre os seguidores do mundo dos motores.

A edição deste ano conta com algumas mudanças face às demais edições, mas sem dúvida que a grande novidade é o ponto de chegada da “maratona” de 15 dias no deserto: Lima, capital do Perú, estreia-se e vai acolher os pilotos no dia 15 de Janeiro, encerrando mais um Dakar, numa edição que partirá de Mar del Plata, na Argentina, e passará ainda pelas areias do Chile. Em suma, três países,15 dias de prova, 14 etapas, 8300 quilómetros e 465 equipas em prova.

Peterhansel vai passear ou haverá surpresa?

Stéphane Peterhansel é o nome em que consensualmente recaem o maior número de apostas para a conquista do Dakar nos automóveis.
Para além de o francês já ter no currículo nove triunfos (seis em moto e três em automóvel), a falta de concorrência à altura torna a unanimidade quase obrigatória.

Numa edição em que os gigantes Mitsubishi e, sobretudo, Volkswagen, ficaram de fora, a MINI parece ser a única com uma estrutura capaz de partir com garantias de sucesso. O gaulês, como chefe de fila, tem caminho aberto para a vitória.

No entanto, também consensual, é o facto de o Dakar ser uma prova rica em surpresas e, por isso mesmo, Peterhansel vai ter de lutar até ao fim, enquanto os adversários esperam um deslize.

Entre eles estão os próprios colegas de equipas do francês: Nani Roma e o polaco Holowczyc.

Fora do universo MINI está o detentor do título: Nasser Al-attiyah teve dificuldades em formar um projeto e realizar a prova no Hummer de Robby Gordon surgiu quase como última opção.

Na luta pelo pódio pode também entrar Giniel de Villiers, em Toyota, e os portugueses Ricardo Leal dos Santos (MINI) e Carlos Sousa (Great Wall Motors) querem andar na frente e surpreender quando se fizerem as contas no dia 15 de Janeiro.

Coma ou Despres?

Nos últimos seis anos de prova, Dakar em mota é sinónimo de duelo entre Cyril Despres e Marc Coma. O francês e o espanhol têm alternado na vitória e em 2012 é Coma quem parte com o número 1.

Os dois pilotos da KTM são os favoritos à vitória. Rápidos e exímios na navegação, têm uma estrutura montada pela KTM para vencer. Contudo, este ano, mais do que nunca, terão um intruso a querer interromper o ciclo franco-espanhol: Hélder Rodrigues.

O piloto de Sintra vem de uma época brilhante em que se sagrou campeão do Mundo e, apesar das dificuldades (financeiras) que sempre sente em pôr de pé o projeto para o Dakar, quer melhorar o terceiro lugar de 2011. Ou seja, intrometer-se na luta entre Cyril e Marc.

Nas duas rodas, Portugal “arrisca-se” mesmo andar na ribalta neste Dakar. Para além de Hélder Rodrigues, outros pilotos partem com expetativas de conseguir vitórias e acabar nos primeiros lugares:

Rúben Faria, colega de Cyril, quer sair da sombra do francês e acabar entre os cinco primeiros, e Paulo Gonçalves, inserido na equipa oficial Husqvarna Speed Brain, quer ultrapassar o azar das últimas dias edições – em que voltou a casa mais cedo devido a quedas – e vencer etapas para chegar ao pódio.

(Sapo Desporto / Fanáticos do Rally)

DAKAR 2012:

DATE START FINISH
01/01/2012 Mar Del Plata Santa Rosa de la Pampa
02/01/2012 Santa Rosa de la Pampa San Rafael
03/01/2012 San Rafael San Juan
04/01/2012 San Juan Chilecito
05/01/2012 Chilecito Fiambala
06/01/2012 Fiambala Copiapo
07/01/2012 Copiapo Copiapo
08/01/2012 Rest day
09/01/2012 Copiapo Antofagasta
10/01/2012 Antofagasta Iquique
11/01/2012 Iquique Arica
12/01/2012 Arica Arequipa
13/01/2012 Arequipa Nasca
14/01/2012 Nasca Pisco
15/01/2012 Pisco Lima
Advertisements

Deixe um comentário

Filed under Fanáticos do Rally

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s