O que muda no WRC 2012

O WRC 2012 encerra algumas mudanças importantes, e muito provavelmente, a mais importante de todas, o regresso do Rally de Monte Carlo e do Eurosport à competição.

Sem tempo para colocar em campo meios que fizeram as delícias dos tele espectadores nos últimos anos de IRC, a médio prazo é certo que o Eurosport irá fazer muito pela promoção da modalidade e trazer ainda mais adeptos para a ‘causa’. Entretanto, veja quais são as principais mudanças:
– Regresso do Monte Carlo (cinco dias) e saída da Jordânia. México e Argentina passam a ‘ralis-maratona). Espanha passa a ‘fechar’ o WRC.
– A distância máxima permitida entre parques de mudanças de pneus é de 80 km, mas o número de  vezes que os pneus podem ser trocados durante um rali passou de oito para sete. Podem ser transportadas duas rodas suplentes, mas não mais do que cinco novas diferentes ao longo do rali (exceção Rali Acrópole). Em condições excecionais, podem ser usados 10 pneus por equipa (de misturas diferentes) para salvaguardar a segurança.
– Só podem ser usados três motores por carro nos 13 eventos.

– Os organizadores foram encorajados a realizar ralis com extensões de quilometragem perto do limite máximo (500 km)

– Os ralis não podem ter secções de terra no meio de uma secção de asfalto e só pequenas secções de asfalto são permitidas em troços de terra.

– Nos ralis de terra, o Shakedown passa a ter ‘Treinos Livres’ e ‘Qualificação’ que determinará a ordem de partida para o Dia 1 (o mais rápido escolhe a posição em que quer partir). No Dia 2 e 3, a ordem de partida é invertida para os P1 e P2.
– A nova geração de carros 1.6 litros turbo (S2000) podem pontuar no SWRC se tiverem montados um restritor do turbo (30 mm).
– Os pilotos devem ter na sua posse a sua carta condução durante todo o rali.
– Para obter pontos na Power Stage é agora necessário terminar o rali. Se a Power Stage for interrompido, nenhum piloto recebe pontos.
– Os pilotos da Academy WRC pontuarão nos seis eventos obrigatórios, mas o último lugar até agora pontuável deixou de o ser.

Deixe um comentário

Filed under Fanáticos do Rally

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s