Hélder Rodrigues contratado pela Honda para o Dakar 2013

Hélder Rodrigues será finalmente piloto de fábrica de um grande construtor mundial no Dakar, após a Honda ter anunciado que o português vai liderar o regresso oficial da marca japonesa à maior prova de TT do mundo.

O contrato vigora já para o Dakar 2013 e mais pormenores serão anunciados em conferência de imprensa na sede da Honda Portugal, na próxima quarta feira.

Recorde-se que a Honda venceu o Dakar pela última vez em 1989, com o francês Gilles Lalay, sendo que a KTM domina a competição das duas rodas desde o ano de 2001. Depois do título mundial Júnior de Enduro e de se sagrar campeão do Mundo de TT, em 2011, Hélder Rodrigues terá agora uma oportunidade única para atacar a vitória no Dakar.

Brasileiro Zanol é um dos companheiros de equipa

A equipa oficial terá como nome Team Honda HRC e além de Hélder Rodrigues, 3º classificado em 2011 e 2012, será ainda constituída pelo piloto brasileiro Felipe Zanol, que traz uma grande experiência em provas de motocross e enduro, pelo inglês Sam Sunderland e pelo argentino Javier Pizzolito.

Estes pilotos usarão as motos de fábrica, desenvolvidas e produzidas pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Honda. O protótipo do Dakar é baseado no modelo CRF450X – moto de enduro – tendo sido desenvolvido um kit de competição que será fornecido a um número limitado de equipas.

Tetsuo Suzuki, Diretor Geral do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Honda, mostrou-se ambicioso: “O Dakar requer pilotos capazes de percorrer várias centenas de quilómetros por dia, durante mais de 2 semanas. Para ganhar esta prova é necessário um tipo de moto diferente das utilizadas em motocross, trial ou pista. A Honda empenhou-se arduamente na tarefa de criar um modelo poderoso e vencedor. A partir deste primeiro ano apontamos à conquista do título”, referiu o responsável japonês.

A carreira de Hélder Rodrigues

Aos 33 anos, Hélder Rodrigues atingiu o ponto mais alto da sua carreira com um ano de 2011 notável, onde se afirmou definitivamente como um dos maiores talentos internacionais das provas de Todo-o-Terreno e de Rally-Raid. Nos últimos dois Dakar, o motard da Yamaha obteve o melhor resultado de sempre de um português no Dakar, com o terceiro lugar. Agora, surge a confirmação do regresso da Honda ao Dakar, com o piloto luso como cabeça de cartaz.
O ano passado, e depois do pódio no Dakar, seguiu-se outro feito inédito no motociclismo português: a conquista do Campeonato do Mundo de Todo-o-Terreno, com a vitória no Rali da Tunísia e mais três pódios em quatro provas.

Curiosamente, este foi o segundo título de campeão do Mundo na carreira de Hélder Rodrigues, que já havia ganho o cetro mundial da categoria Júnior – 125cc, em 2000. Para fechar uma época de ouro, o piloto de Almargem do Bispo triunfou no Rali de Marrocos e assegurou a respetiva vitória no NPO Desert Trophy (Ralis da Tunísia e Marrocos).

2011 foi sem dúvida um ano de consagração para um piloto que até aqui nunca dispos de meios ao nível das melhores equipas do Dakar, mas que com o seu talento natural e experiência acumulada em provas internacionais, atingiu um patamar que nenhum outro português conseguiu no motociclismo de TT e Rally-Raid.

A carreira do piloto de Almargem do Bispo iniciou-se em 1994 e no ano seguinte foi logo Campeão Regional de Motocross. Em 1997 venceu o Enduro da Lousã e em 1999 foi Campeão Nacional de Enduro. Foi vice-campeão da Europa – nduro (250cc e Sénior) e em 2000 sagrou-se Campeão do Mundo Júnior – Enduro (125cc) e Campeão Nacional – Enduro. Em 2006 estreou-se no Dakar onde foi nono classificado (1º classe 450cc Super Production). Em 2007 foi quinto no Dakar, venceu duas etapas, posição que repetiu em 2009, como novo quinto lugar. Em 2010 subiu mais um degrau com o quarto posto no Dakar e foi Campeão da Europa de Enduro por equipas. O ano passado, foi terceiro no Dakar e Campeão do Mundo FIM de Todo-o-Terreno. Já este ano, repetiu a dose no Dakar, sendo agora confirmado piloto oficial da Honda no Dakar.

 

Advertisements

Deixe um comentário

Filed under Fanáticos do Rally

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s