Família Citroën cresce com o DS3 RRC

Já se estreou em competição a mais recente arma da Citroen para os ralis e a última aquisição a modalidade: o DS3 RRC, nascido da férrea vontade de alguns correrem com uma carro que a própria Citroen Racing esteve para nunca construir…

Derivado do DS3 WRC bi-Campeão do Mundo de Ralis, esta versão foi concebida para os pilotos privados poderem competir nos diversos campeonatos (WRC-2, ERC, MERC, etc). Em vigor desde o início de 2011, a nova regulamentação da FIA World Rally Cars permite aos construtores desenvolver uma versão Regional Rally Cars (RRC) dos seus modelos. Tendo vindo a substituir progressivamente as viaturas da categoria Super 2000, estes carros destinam-se aos escalões inferiores do mundo dos ralis: WRC-2 (ex S-WRC), Campeonato da Europa (ERC), Campeonato do Médio-Oriente (MERC), alguns campeonatos nacionais.

Campeão do Mundo de Ralis em 2011 e 2012, o Citroën DS3 WRC gerou agora uma versão RRC. Visualmente os dois modelos são diferentes porque o regulamento impõe um pacote aerodinâmico mais restrito para os RRC. As aberturas no para choques dianteiro são mais pequenas e o aileron traseiro responde às normas dos S2000. Sob o capot, o motor 1.6 turbo de injeção direta recebe ligeiras modificações, com um volante motor específico e um restritor de turbo de 30mm (33mm no WRC). A potência máxima ascende a 275 cv. Outra diferença notória situa-se nos travões na versão de asfalto: o diâmetro dos discos reduz de 355 para 350 mm e suprime-se o sistema de refrigeração a água.

Para lá destas evoluções, o Citroën DS3 RRC conserva todos os pontos fortes do modelo que lhe serve de inspiração: carroçaria reforçada por um arco de segurança de pontos múltiplos, oferecendo um elevado nível de segurança e rigidez, suspensões McPherson e amortecedores reguláveis Citroën Racing, caixa de velocidades sequencial de seis velocidades…

Estreia competitiva na Suiça

Coube a Pieter Tsjoen e Eddy Chevaillier a honra de estrear o DS3 RRC em competição. Inscritos no Rali Internacional du Valais, prova pontuável para o Europeu de Ralis que se correu no passado fim de semana, a dupla enfrentou um plantel que integrava dezena e meia de S2000, terminando no quarto lugar final, a apenas um passo do pódio, após algumas vicissitudes.

A dupla belga começou por vencer o troço de abertura, mas um erro do piloto na segunda especial colocou-os fora de estrada, perdendo cerca de 5 minutos para os mais rápidos. No regresso ao asfalto, o novo Citroën DS3 RRC assinou vários tempos entre os mais rápidos, garantindo mais uma vitória em troços, um segundo melhor tempo e três terceiros registos mais rápidos.

Desenvolvido ao longo do Verão em longas sessões de testes em terra e asfalto, o Citroën DS3 RRC está a partir de agora disponível para aluguer junto da Citroën Racing Technologies. Com custos de exploração limitados, a sua versatilidade permite oferecer uma opção intermédia entre o DS3 R3 e o DS3 WRC.

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under Fanáticos do Rally

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s