Loeb outra vez… vencedor!

affiche_wrc2013

No melhor pano cai a nódoa! Depois de um Rally de Monte Carlo de exceção, com muita neve e pisos muito difíceis, a organização viu-se na obrigação de anular as duas últimas especiais devido ao excesso de espectadores, que acorreram aos troços da zona do Turini. No que se pensava poder ser uma fantástica festa, o ACM preferiu ouvir as queixas dos pilotos relativamente ao perigo das especiais e anulou-as. Mas a verdade é que o vencedor dificilmente mudaria, já que depois da vantagem que conseguiu construir durante os três primeiros dias de prova, Sébastien Loeb vence a prova com grande à vontade mostrando que continua sem adversários.

Loeb em MC1

Numa prova que conhece como ninguém, e que agora já venceu por sete vezes, o piloto francês cedo se instalou no comando e construiu uma vantagem que passou a gerir com grande facilidade. Se os troços foram difíceis para o pluri campeão francês, que dizer para o resto dos pilotos, que nunca deram sinais de poder sequer, chegar-se mais à frente.

Polo R WRC com boa estreia

Boa estreia do Volkswagen Polo R WRC, com Sébastien Ogier a ser segundo, também muito à vontade face aos restantes pilotos do WRC. O piloto francês terminou a 1m39.9s de Loeb, mas este parou de atacar no final do primeiro dia de prova, não só porque não valia a pena, como também porque o estado dos pisos esteve quase sempre muito propício a erros.

ogier em MC

Dani Sordo (Citroen DS3 WRC) terminou em terceiro, perdendo a batalha com Evgeny Novikov enquanto este não bateu. O piloto da Qatar M-Sport não resistiu à primeira passagem pelo Turini, onde arrancou uma roda ao seu Ford Fiesta RS WRC, troço onde ficaram também Juho Hanninen (Ford) e Jari-Matti Latvala (VW), com mais um acidente para juntar à sua longa lista. O piloto da Ford era sétimo, longe do sexto classificado, mas juntou-se às vítimas do Turini. Tem agora nova oportunidade com a equipa principal da M-Sport, na Suécia, desconhecendo-se se conseguirá disputar mais ralis este ano no WRC.

sordo mc

Mikko Hirvonen (Citroen DS3 WRC) foi quarto, mas esteve quase irreconhecível. Ainda andou pelo quarto lugar no primeiro dia, mas depressa caiu na classificação, nunca se entendendo com as especiais escorregadias do Monte Carlo. Com a saída de cena de Loeb, se não readquire confiança no Rali da Suécia, arrisca-se a ter grandes dificuldades de resistir a Dani Sordo, e logo se verá como andarão os VW nas próximas provas, já que este Monte Carlo não é exemplo, pois esta é mais uma prova de resistência ao erro do que outra coisa qualquer. E também é preciso ciência para o fazer. O finlandês andou por posições muito pouco habituais e subiu na classificação devido aos abandonos à sua frente, de Latvala e Novikov.

Quinto lugar para Bryan Bouffier, posição que herda também fruto de todos os abandonos à sua frente. Mads Ostberg estreou-se no Monte Carlo e agora já ficou a saber que a neve não é toda igual. Quando tem asfalto por baixo é outra música. Não se esperava muito da prestação do norueguês nesta prova, mas com este tipo de piso, Ostberg andou completamente perdido, entre o oitavo e o décimo lugar.

Martin Prokop (Ford Fiesta RS WRC) foi sétimo, porque desistiram muitos pilotos à sua frente e na décima posição ficou Michal Kosciuszko, no Mini JCW WRC da Motorsport Itália, num filme já muitas vezes visto. Muitos problemas mecânicos e um piloto sem carro nem experiência para fazer melhor.

Pelo que se viu, caso Loeb tem decidido não disputar provas do Mundial de Ralis este ano, teríamos assistido à estreia duma nova equipa, que teria vencido e convencido, o que diz muito da atual concorrência. É verdade que o tipo de pisos onde se disputou este Rally de Monte Carlo não permite tirar conclusões definitivas, mas deu para ter uma ideia do que está a valer cada piloto e carro e por isso, Hirvonen vai ter que fazer muito melhor se quiser ser campeão, porque se fica a marcar passo, arrisca-se a que os VW entrem completamente nos eixos, e aí, se isso sucede depressa, desconfiamos que o novo campeão se voltará a chamar Sébastien…

AutoSport new80  Carimbo 210 copy

 

Deixe um comentário

Filed under Fanáticos do Rally

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s