Latvala confirma liderança

gr13_plate_A

Jari-Matti Latvala terminou o segundo dia do Rally de Acrópole na liderança. O finlandês ascendeu ao comando, desalojando dessa posição Evgeny Novikov, logo na segunda especial do dia e não mais perdeu o sentido da liderança, vencendo quatro dos oito troços hoje disputados. 

 Com especiais de piso demolidor, mas onde até a chuva fez o seu aparecimento (nas duas últimas especiais), Latvala construiu ao longo do dia uma vantagem superior a 1 minuto face a Dani Sordo que voltou a optar por um ritmo mais moderado para se precaver da dureza da prova e fica à espreita de um eventual percalço do finlandês por forma a ligar a Grécia à sua primeira vitória no WRC.

 Na Grécia é quase uma lotaria antecipar um vencedor e Latvala está bem consciente disso quando afirmou à chegada do primeiro dia que “o ano passado, o Loeb também esteve na liderança até furar…”.

latvala 03

Numa sólida terceira posição rodou durante toda a etapa Thierry Neuville que teve como único problema ao longo do dia ter deixado o motor do DS3 ir abaixo uma vez. Isso não impediu, e depois de adotar (sempre que o piso assim o exigia) um ritmo mais conservador e de terminar o dia a somente 39,0s de Sordo depois de, a meio da etapa, ter chegado a rodar a 52,1s do espanhol.

Contas feitas, as três marcas principais do WRC estão bem representadas nos três primeiros lugares, só não com os pilotos mais esperados!

latvala 2 Duelo animado viveu-se na luta pela quarta posição entre Nasser Al-Attiyah e Andreas Mikkelsen. Mas depois de partir para o último troço do dia a somente 9,8s de Al-Attiyah, o piloto da VW furou e fez com que a diferença entre os dois voltasse a subir. Agora para a terceira e última etapa o Ford e o VW vão partir separados por 25,7s.

Mutação acabou por sofrer a sexta posição no derradeiro troço, com Mads Ostberg a subir mais um lugar, roubando a posição a Martin Prokop.

Aliás, a etapa ficou marcada pela subida de posição de todos os principais pilotos que viram o seu rali estragado na primeira especial, como Ostberg, Mikko Hirvonen e Sébastien Ogier, com o finlandês da Citroën a quedar-se agora pelo oitavo posto e o francês da VW a entrar finalmente no Top 10.

novikov
Entre os dois está o mais azarado da etapa, Evgeny Novikov. O russo chegou ao segundo dia de prova na liderança, mas viu-se ultrapassado por Latvala e caiu a pique na classificação até ao 11º lugar após alguns estragos na traseira do Fiesta e também devido ao facto de ter deixado o motor do Fiesta ‘calar-se’ num entroncamento. Com uma ponta final rápida, o piloto da M-Sport ainda conseguiu subir a oitavo.

latvala 04 Amanhã percorre-se a última etapa, com mais quatro troços na agenda, dois dos quais com 30,14 km (Loutraki) e o último destes com o rótulo da Power Stage.

SS 10(Clicar para ampliar)

 

Deixe um comentário

Filed under Uncategorized

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s