Neuville o “boss” do primeiro dia

logo Rally Finlândia

Thierry Neuville vestiu a pele de personagem principal no primeiro dia do Rali da Finlândia, a oitava etapa do Mundial de Ralis desta temporada. O piloto belga da Qatar M-Sport colocou o seu Ford Fiesta WRC na frente de todos os adversários após os primeiros 45,51 km de troços cronometrados que compunham a primeira etapa, de forma um tanto ao quanto surpreendente.

Para trás e a ‘roer as unhas’, o pupilo de Malcolm Wilson deixou Sébastien Ogier que terminou, contudo, a etapa a uns escassos 5,2s, depois de se ter desembaraçado de Mads Ostberg e de Mikko Hirvonen que também deram nas vistas durante o dia. O primeiro quando chegou a rodar em segundo na cola de Neuville e o finlandês da Citroën quando chegou a repartir a liderança com o belga, antes de se atrasar ligeiramente na quarta especial.

Mas na verdade, o Rali da Finlândia está a ser disputado a um ritmo alucinante e não apenas pelos primeiros pilotos. Basta dizer que os primeiros oito classificados estão apenas separados por escassos 23,4s e que alguns deles já enfrentaram ligeiras saídas de estrada ou cometeram erros de condução.

neuvillePara além de Neuville, que procura na Finlândia a sua primeira vitória no WRC, também Juho Hanninen e Kris Meeke estou a demonstrar estar em plena forma. Tanto o piloto do Ford Fiesta WRC (e piloto oficial de testes da Hyundai), como o inglês que regressa ao volante de um Citroën DS3 WRC estão a provar que tem um lugar no clube dos restritos no WRC, lutando pelo quinto lugar e terminando o primeiro round separados por uns quase imperceptíveis 0,5s! Na mesma luta estão ainda Evgeny Novikov e Andreas Mikkelsen, responsáveis por esbater a prova mediana de Dani Sordo, no segundo DS3 WRC da equipa Citroën Total Abu Dhabi WRT.

Igualmente convincente está também a ser o 10º lugar ocupado pelo finlandês Jarkko Nikara, cujo JCW WRC está a provar que o MINI também pode ser competitivo, como ficou bem registado no segundo tempo absoluto que o finlandês conquistou na penúltima classificativa do dia.

O dia ficou marcado pela desistência de Jari-Matti Latvala que abandonou depois da quebra da suspensão traseira do VW Polo R WRC. No entanto, o finlandês deverá amanhã regressar ao rali sob as regras do Rally 2.

Hoje, terá lugar a segunda e mais dura etapa do rali com 148,50 km disputados ao cronómetro e divididos por nove classificativas.
ss6(Clicar para ampliar)

Deixe um comentário

Filed under Fanáticos do Rally

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s