Neuville o “boss” do primeiro dia

logo Rally Finlândia

Thierry Neuville vestiu a pele de personagem principal no primeiro dia do Rali da Finlândia, a oitava etapa do Mundial de Ralis desta temporada. O piloto belga da Qatar M-Sport colocou o seu Ford Fiesta WRC na frente de todos os adversários após os primeiros 45,51 km de troços cronometrados que compunham a primeira etapa, de forma um tanto ao quanto surpreendente.

Para trás e a ‘roer as unhas’, o pupilo de Malcolm Wilson deixou Sébastien Ogier que terminou, contudo, a etapa a uns escassos 5,2s, depois de se ter desembaraçado de Mads Ostberg e de Mikko Hirvonen que também deram nas vistas durante o dia. O primeiro quando chegou a rodar em segundo na cola de Neuville e o finlandês da Citroën quando chegou a repartir a liderança com o belga, antes de se atrasar ligeiramente na quarta especial.

Mas na verdade, o Rali da Finlândia está a ser disputado a um ritmo alucinante e não apenas pelos primeiros pilotos. Basta dizer que os primeiros oito classificados estão apenas separados por escassos 23,4s e que alguns deles já enfrentaram ligeiras saídas de estrada ou cometeram erros de condução.

neuvillePara além de Neuville, que procura na Finlândia a sua primeira vitória no WRC, também Juho Hanninen e Kris Meeke estou a demonstrar estar em plena forma. Tanto o piloto do Ford Fiesta WRC (e piloto oficial de testes da Hyundai), como o inglês que regressa ao volante de um Citroën DS3 WRC estão a provar que tem um lugar no clube dos restritos no WRC, lutando pelo quinto lugar e terminando o primeiro round separados por uns quase imperceptíveis 0,5s! Na mesma luta estão ainda Evgeny Novikov e Andreas Mikkelsen, responsáveis por esbater a prova mediana de Dani Sordo, no segundo DS3 WRC da equipa Citroën Total Abu Dhabi WRT.

Igualmente convincente está também a ser o 10º lugar ocupado pelo finlandês Jarkko Nikara, cujo JCW WRC está a provar que o MINI também pode ser competitivo, como ficou bem registado no segundo tempo absoluto que o finlandês conquistou na penúltima classificativa do dia.

O dia ficou marcado pela desistência de Jari-Matti Latvala que abandonou depois da quebra da suspensão traseira do VW Polo R WRC. No entanto, o finlandês deverá amanhã regressar ao rali sob as regras do Rally 2.

Hoje, terá lugar a segunda e mais dura etapa do rali com 148,50 km disputados ao cronómetro e divididos por nove classificativas.
ss6(Clicar para ampliar)

Advertisements

Deixe um comentário

Filed under Fanáticos do Rally

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s