A22 > Fórum Algarve/Andaluzia: 2 anos de portagens – uma PPP ruinosa para o Algarve!

iiForumPortagens_web1

Cerca de dois anos depois da introdução de portagens na Via do Infante pelo atual governo e com o agravamento da crise, o Algarve encontra-se à beira do desastre social e económico – dezenas de milhares de desempregados, centenas de falências de empresas, a fome e a miséria alastra como bola de neve, os acidentes de viação na EN 125 sucedem-se diariamente, vários com feridos e vítimas mortais ao longo destes dois anos.

Enquanto importantíssimas variantes já não vão ser construídas, as obras de requalificação da EN 125 continuam totalmente paradas e são objeto de chantagem por parte do governo, pela voz do Secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro. Este governante, na sua recente deslocação ao Algarve, afirmou que se as obras de requalificação avançarem por força de um “resgate” das mesmas por parte do Estado, então já não haverá verbas para investir na electrificação da linha férrea do Algarve! Uma posição inqualificável de chantagem e de demagogia! Por outro lado, ao acenar com a redução do preço das portagens não passa de mais uma manobra eleitoralista, tanto mais que afirma que “o preço vai ser cobrado desde o primeiro até ao último quilómetro sempre que haja alternativa”. E o governo considera que a EN 125 apresenta-se como alternativa à A22! Ou seja, pior a emenda que o soneto, pois os utentes irão pagar muito mais pelas portagens!

De acordo com a lei que fizeram publicar, os governantes afirmaram que não havia lugar a portagens na Via do Infante, enquanto não estivesse concluída a requalificação da EN125! Afinal mentiram são Algarve, tal como já tinham mentido anteriormente quando diziam que portagens na região “nunca”! É chegada a altura de cumprir o prometido e a própria lei! Os cidadãos e os utentes têm de exigir ao governo que, pura e simplesmente, cumpra a lei que publicou!

Por outro lado, torna-se necessário que o contrato de concessão da PPP da Via do Infante seja tornado público, pois mesmo com a cobrança de portagens o erário púbico está a ter um prejuízo de muitas dezenas de milhões de euros transferidos diretamente para os bolsos da concessionária. Trata-se de uma PPP ruinosa e que deve ser anulada quanto antes pelo governo invocando interesse público.

Para debater todas estas matérias de elevado interesse para o Algarve, a Comissão de Utentes da Via do Infante com o apoio e colaboração da Câmara Municipal de Loulé e do Moto – Clube de Faro, vai promover um “Fórum Algarve/Andaluzia: 2 anos de portagens – uma PPP ruinosa para o Algarve”, no próximo dia 22 de Março, a partir das 15.00 h, em Loulé, na Sala de Conferências do Núcleo Empresarial do Algarve (NERA).

Trata-se do II Fórum a debater as portagens e as suas consequências na região. A Mesa do Fórum será constituída pelos seguintes oradores: Vítor Aleixo, Presidente da Câmara Municipal de Loulé; João Vasconcelos, membro da CUVI e Vereador na Câmara Municipal de Portimão; Jorge Botelho, Presidente da AMAL; Desidério Silva, Presidente da Região de Turismo do Algarve; António Ponce, Presidente da Federação Onubense de Empresários de Huelva (FOE) e Paulo de Morais, Vice-Presidente da Associação Transparência e Integridade. Espera-se a presença de muitas outras entidades do Algarve e da Andaluzia, incluindo Presidentes de Câmara, os Deputados eleitos pela região e os Alcaides de Ayamonte e de Huelva.

O tempo agora é de debate com a finalidade de constituir uma ampla plataforma da sociedade civil do Algarve que conduza à suspensão das portagens na Via do Infante. A seguir, a luta sairá de novo à rua, espera-se muito mais forte.
A Comissão de Utentes apela à participação do maior número de pessoas neste importante espaço de discussão.

(A Comissão de Utentes da Via do Infante)

APOIAMOS! APOIAMOS!

Deixe um comentário

Filed under Fanáticos do Rally

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s